by Isabela Paiva

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Enfrentando problemas...II

                           Problemas... todos nós temos....Quem nunca teve um problema na vida, seja de que tamanho for.
                           O fato intrigante na história de Rute, que levou a ministração dessa palavra, foi a mudança de Abimeleque e toda sua família, de Belém de Judá para as terras de Moabe.
                            Durante aquele tempo Belém de Judá passava por um período difícil. Havia fome na terra, segundo menciona o primeiro versículo de Rute. Esse período difícil já vinha acontecendo desde antes. No livro de Juízes mesmo, o que antecede o de Rute, conta várias situações que o povo Hebreu passou, devido a desobediência e o pecado contra Deus. Por conseqüência, Deus parou de abençoá-los e se afastou. Assim o povo desolado no sofrimento da escassez, votaria para Ele.
                            Mas antes que isso acontecesse, Elimeleque decidiu não esperar que Deus se manifestasse novamente, e assim decidiu procurar por um lugar onde as condições de sobrevivência fossem melhores, e assim viver bem com sua família.
                           O problema da escolha de Elimeleque foram dois propriamente ditos:
1- Preferiu não confiar em Deus e esperar nEle pacientemente com obediência. Ao invés disso ele escolheu correr de seus problemas
2- Além de correr de seus problemas, ele foi buscar "descanso", "deleite", em terras pagãs, inimigas de seu povo, ou seja, do povo de Deus. Morava ali pessoas que não agradavam a Deus, amaldiçoadas por sua origem (descendentes de um relacionamento incestuoso de Ló e sua filha mais velha. Gn 19:36-37).
                           Resumindo, Abimeleque escolhe não cofiar e esperar em Deus, procurando resolver seus problemas fugindo para o lado do mal, e desfrutando do que para Deus era considerado amaldiçoado!
                          Afinal, tudo deu certo para Abimeleque e sua família??? Ele teve a vida que sempre quis naquelas terras??? No começo pode-se até presumir que sim né, seus filhos ainda se casam com moças moabitas ao invés de escolherem donzelas de seu próprio povo (aí está outra questão que devemos esperar em Deus).  A situação no começo deveria mesmo estar muito boa... mas só no começo...... Abimeleque não consegue fugir de um problema que é a morte (dessa ninguém escapa), e logo depois seus dois únicos filhos também.... e agora? Agora sobrou só Noemi e suas noras. Será que esta tudo bem com a Senhora viúva sem filhos, e ainda por cima longe da família que deixou em Belém de Judá?? Claro que não!
                          A atitude de fugir dos problemas novamente vem a tona, pois ao saber que sua terra natal voltou a ser abençoada por Deus, Noemi decide voltar!  
                          Desta vez, claro que foi tudo diferente.  Pois apesar de Noemi estar fugindo de seus problemas, ela estava indo para o lugar certo! Era o lugar onde Deus estava, era o lugar de é onde nem ela e nem sua família deveriam ter saído, ela estava voltando para o descanso em Deus e suas bênçãos.
                         Já Rute pelo amor que sentia por sua sogra,  escolheu a adorar e honrar ao mesmo Deus que sua sogra, e decidida a caminhar neste caminho, não ficou para trás nas bênçãos Que Deus estava derramando ao seu povo. Rute era moabita, mas suas sábias escolhas agradaram a Deus e nem impedia que Ele a amasse e a escolhesse como genitora de uma linhagem de reis.

                         Por analogia ao que ocorreu com Abimeleque no livro de Rute, podemos ou não aplicar em nossas vidas, as atitudes por ele tomadas? Costumeiramente não escolhemos ao invés enfrentar nossos problemas esperando, obedecendo, perseverando, confiando em Deus, acabamos por fazer tudo sempre da nossa maneira, fazendo sempre as nossas próprias escolhas, sendo impacientes, inquietos, esquecendo a Deus? Pergunte a você mesmo isso, e analise se analise agora.
                        Muitas vezes Deus quer muito nos ajudar a sair dos vales pelos quais uma vez ou outra passamos. Muitas vezes nós mesmos escolhemos caminhar por dentro destes vales, culpa toda nossa. Outras vezes, somos pegos desprevenidos ao andar, e quando vimos já estamos em uma trilha nunca vista antes! Isso é a vida, e Deus quer muito que andemos no caminho certo, seguros, confiantes e perseverantes. O erro é nosso mesmo. Deus nunca Erra!
                       Ao tentar sair de um poço profundo das preocupações, ou achar o caminho para fora dos problemas, muitos, ao invés de confiar em Deus, acaba por abandoná-lo e ir por um caminho ermo. Deus não quer ser Deus de covardes (apesar de ele amá-los mesmo assim rsrsrs), Deus quer te fazer forte oras! Ele quer que você passe por cima dos obstáculos, vença as barreiras, ultrapasse seus limites. Acredite! Deus nunca te dará um fardo maior e mais pesado do que você não possa agüentar!
                      Jesus mesmo disse:  "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30).
                    Confie e espera somente no Senhor, ele quer que você tenha paciência...mais do que isso... Ele quer que você seja cada vez mais forte!

                    Ao enfrentar problemas :

1 - Não fugir dos problemas, mas sim enfrentá-los de frente!
2- Não deixar se abater ainda que dure um longo prazo de tempo (Deus age devagar para quem tem pressa!)
3 - Em tempos difíceis aprenda a retroceder-se, ou seja, humilhar-se (no sentido de ser mais humilde) principalmente aos pés do Senhor.
4 - Problemas grandes demais? Voe mais alto! Seu Deus é infinitamente Maior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário