by Isabela Paiva

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tiago 5:13

   "  Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém Alegre? Cante Louvores." Tiago 5:13
   
      Certo dia estava lendo o livro de Tiago, e neste pequeno versículo notei algo que me chamou atenção... logo pensei: acho que encontrei dois remédios que podem ser usados em um coração quando ele se encontrar de duas maneiras....

•    Dolorido
•    Alegre

      Não há quem já não tenha se encontrado dessas duas maneiras. Não há quem já não tenha sofrido essa oscilação de emoções.
       Há circunstâncias ou situações que nos afeta de tal maneira que abala o nosso emocional, fazendo com que logo, soframos várias reações. Dependendo, podem ser ruins ou boas.
       Um cristão, isto é, você que crê que Jesus Cristo é verdadeiramente o filho de Deus enviado por Ele para nos salvar da morte eterna através da sua morte, não esta livre de sofrer com as fraquezas do coração e da alma, creio até que o Cristão sofre mais ainda do que as demais pessoas que não o conhecem.
        Talvez alguns não concordem comigo, mas eu tiro por mim. Depois que comecei a me dedicar em conhecer o grande amor de Deus, e procurar estar sempre em sintonia com Ele, mudanças se desdobraram em minha vida. Foi tudo por conseqüências. Costumo dizer que o amor de Deus nos constrange a fazer algo por Ele (li isso uma vez não sei aonde, mas nunca me esqueci dessa grande verdade). Mas creio também que não só nos constrange e fazer algo por Ele, mas também pelo próximo, pois esse amor quando se derrama em uma vida, se transborda a ponto de chegar em outras vidas também, e assim se derrama novamente, ocorrendo a mesma coisa com essas vidas e assim vai e vai aumentando... tudo porque simplesmente alguém amou! Mas enfim, continuando... quero dizer que um cristão sofre mais porque esse amor só brota no coração daqueles que são humildes, quebrantados e transformados.
Pessoas que possuem o amor de Deus dentro de seus corações se comovem fácil!
É ou não é?
Eles são mais sensíveis em relação ao próximo e também a sentimentos.
Bem, até que me convençam do contrário, não vejo isso como uma fraqueza e sim como uma virtude, uma grande virtude.
   Deus não age em coração duros, insensíveis e soberbos ao contrário ele . Jesus até nos diz em sua palavra que não veio para os fortes e sim para os fracos. "Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar os justos, e sim pecadores, ao arrependimento." Lucas 5:31 e 32. Como Jesus poderá salvar um coração descontrito e não arrependido? O justo já é justo por si, mas o pecador precisa ser justificado, precisa de um coração quebrantado, precisa se arrepender...e arrependido gera vergonha, gera humilhação, gera dor...  "Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos..."1 Coríntios 9:22.
 "Sacrifícios agradáveis a Deus, são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não desprezarás , ó Deus." Salmos 51: 17.
"Compungido" Significa Triste, causar dor ou pesar. Já "contrito" Significa cheio de arrependimento ou de pena.
     Este versículo é maravilhoso. Nele Davi levanta clamor a Deus arrependido por ter possuído a esposa de Urias, e ter levado este a morte. Davi está arrependido, se humilha, e inspirado por Deus diz neste salmo que Deus se agrada quando um espírito debilitado, machucado, um coração triste, abatido, arrependido se achega aos Seus pés, se humilha em Sua Santa presença.
       Em 2 Coríntios 12, temos um exemplo de que Deus age poderosamente em nossas fraquezas, quando estamos necessitados. Paulo descobriu isso de uma maneira desagradável, bem agonizante. Sofrendo dor!
Mas reconheceu que a somente a Graça de Deus o bastava, se alegrando em suas fraquezas, necessidades, perseguições, injúrias e angústias. "... O poder se aperfeiçoa na franqueza." ...Pois me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo...Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte."

Um comentário: